topo.jpg
noticia1300103476_ORIG.jpg

Fórum de pró-reitores de Planejamento e Administração será realizado em Goiânia

Entre os dias 23 e 25 de março, pró-reitores discutirão temas como o orçamento da educação e interiorização do ensino superior

Goiânia é a sede da primeira reunião de 2011 do Fórum de Pró-reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad) que será realizado entre os dias 23 e 25 de março. O evento será aberto no dia 23, às 14 horas, no Papillon Hotel, e terá continuidade nos dias 24 e 25. Entre os temas em destaque estão os cortes no orçamento federal e as repercussões nas universidades.

Cerca de 130 pessoas de 60 universidades federais devem participar do evento. O pró-reitor de Administração e Finanças da UFG, Orlando Afonso Valle do Amaral, é um dos coordenadores do Forplad em Goiânia. Ele destaca como foco das discussões o REUNI, com um balanço das liberações orçamentárias, discussões sobre vagas para docentes e técnicos administrativos, além de questões administrativas, racionalização de recursos e as propostas de interiorização do ensino superior. “Sendo a primeira reunião do ano, vamos sediar a discussão de temas delicados e importantes que surgiram com a mudança de governo”, ressalta Orlando Afonso. O pró-reitor de Desenvolvimento e Recursos Humanos da UFG, Jeblin Abraão, que também está na organização do evento, considera o fórum importante pela presença do Ministério da Educação juntamente com todos os pró-reitores das universidades em uma grande reunião de trabalho.

Entre os participantes do evento estão o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da UFG, Edward Madureira; o presidente do Forplad, João Carlos Barberato; o secretário de Educação Superior do MEC, Luiz Cláudio Costa; a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior, Adriana Rigon Weska; o subsecretário de Planejamento e Orçamento, Paulo Eduardo Nunes, entre outros membros do MEC.

Paralelo ao evento ocorre a reunião dos pesquisadores institucionais, responsáveis pelos dados estatísticos das universidades. Cerca de 40 pesquisadores devem participar das discussões que envolvem o Censo da Educação e também a Plataforma Integrada de Dados das IFES (PING-IFES).

Fonte: Fonte: PROAD e Prodirh